Pesquisa sobre folclore brasileiro – 22 de agosto: o que é e lendas

Dia 22 de agosto é o dia do Folclore Brasileiro. Logo, todas as escolas, em suas séries iniciais, abordarão a data comemorativa e pedirão a seus alunos, trabalhos e pesquisas sobre o tema. Com isso, é bom ficar atento a todos os detalhes sobre o mesmo para que você não deixe a desejar no âmbito acadêmico.

O que é Folclore?

Folclore que é nada mais que a cultura popular brasileira, representada como identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. Neste caso, o destaque maior para nosso folclore fica por conta das crenças, lendas, mitos, festas, superstições, artes e costumes, que surgem das histórias contadas, geralmente, dos povos do interior do Brasil, muitas vezes para gerar aprendizado ou somente para pôr medo nas pessoas.

De todos esses, o principal elemento do folclore nacional, aquele que marca o seu dia de maneira mais popular, é a lenda. Mas você sabe mesmo o que elas são e representam para nossa cultura?

O que é lenda?

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente ou por escritos por meio dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia, procurando dar explicações a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Abaixo você confere as principais lendas do folclore brasileiro.

Principais lendas do folclore brasileiro


Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais. Persegue e mata aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre José de Anchieta, em 1560.


Boto
A lenda do boto surgiu, provavelmente, na região amazônica. Ela representada por um homem jovem, bonito e charmoso que seduz mulheres em bailes e festas. Após a conquista, ele as conduz para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se num lindo boto.


Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. É um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás que Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.


Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. A lenda diz que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se no próprio animal nas noites de lua cheia. Nelas, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente e somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


Iara ou Mãe-D’água
Semelhante à uma sereia, tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.


Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelo pescoço.


Saci-Pererê
Talvez a mais famosa lenda nacional, o saci é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos, ele passa a vida aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Um comentário em “Pesquisa sobre folclore brasileiro – 22 de agosto: o que é e lendas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.