Insônia – tratamento, remédios, causas e sintomas

A insônia é o distúrbio do sono mais comum, incluindo as dificuldades para dormir, manter-se dormindo ou voltar a dormir quando se acorda subitamente. Milhões de pessoas pelo mundo sofrem deste mal, que nem sempre é bem esclarecido às pessoas.

Quais são os tipos de insônia?

A insônia pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). Insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente. Caso os episódios de insônia transiente ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.

Prevenção da insônia:

A melhor forma de prevenir a insônia é adquirir hábitos saudáveis, se alimentando de forma leve horas antes de dormir e praticando algum exercício durante o dia, evitar consumir bebidas estimulantes, como a cafeína, e ir dormir em horários fixos, evitando, assim, que seu organismo fique disregulado.

Quais são as causas da insônia?

As causas mais comuns da insônia são stress, ansiedade, depressão, mudanças ambientais ou nos horários, com em mudanças de fusos, preocupação excessiva em dormir e alimentação em excesso à noite.

Quais são os tratamentos para insônia?

O início do tratamento para insônia consiste em, primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando o problema. Depois deve-se identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los. Também é recomendado experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento. Remédios também podem ser prescritos.

Quais os remédios para combater a insônia?

Os remédios para combater a insônia deverão ser utilizados sob estrito acompanhamento médico devido aos inúmeros efeitos colaterais dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.