Hipotireoidismo – sintomas, o que é, tratamento e remédios

O hipotireoidismo é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide.

O que causa o hipotireoidismo?

O que pode causar o hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia, medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireóide, bócio endêmico decorrente de deficiência de iodo na alimentação.

Como prevenir o hipotireoidismo?

A prevenção do hipotireoidismo nos casos que ocorrem após a cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia é feita por meio de cirurgia adequada no momento em que a mesma é indicada para o tratamento de bócio. Nas demais situações pode ser realizado um diagnóstico precoce, porém prevenção primária não é disponível.

Quais os sintomas do hipotireoidismo?

Os sintomas do hipotireoidismo variam de acordo com a faixa etária e o sexo, mas os mais comuns são intolerância ao frio, apatia, depressão, sonolência e queda de cabelos.

Qual o tratamendo do hipotireoidismo?

O tratamento do hipotireoidismo é feito com reposição hormonal. O método mais utilizado é a ingestão da T4 sintética. O hormônio não consta na lista das substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA, na sigla em inglês).

Saiba mais sobre as causas, tratamentos, remédios e prevenção do hipotireoidismo clicando aqui.

3 comentários em “Hipotireoidismo – sintomas, o que é, tratamento e remédios”

  1. gostaria de mais esclarecimentos a respeito da hipotireodísmo. estou sentindo umas palpitações estranhas, ja fiz exames anteriormente deu alterações.

  2. Vera, se você já fez exames e eles apresentaram alterações, recomendo que procure um médico, já que somente ele poderá lhe dizer o que fazer. Jamais se auto medique. Melhoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.