Hipotireoidismo – sintomas, o que é, tratamento e remédios

O hipotireoidismo é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide.

O que causa o hipotireoidismo?

O que pode causar o hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia, medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireóide, bócio endêmico decorrente de deficiência de iodo na alimentação.

Como prevenir o hipotireoidismo?

A prevenção do hipotireoidismo nos casos que ocorrem após a cirurgia de retirada da tireóide por bócio nodular ou neoplasia é feita por meio de cirurgia adequada no momento em que a mesma é indicada para o tratamento de bócio. Nas demais situações pode ser realizado um diagnóstico precoce, porém prevenção primária não é disponível.

Quais os sintomas do hipotireoidismo?

Os sintomas do hipotireoidismo variam de acordo com a faixa etária e o sexo, mas os mais comuns são intolerância ao frio, apatia, depressão, sonolência e queda de cabelos.

Qual o tratamendo do hipotireoidismo?

O tratamento do hipotireoidismo é feito com reposição hormonal. O método mais utilizado é a ingestão da T4 sintética. O hormônio não consta na lista das substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA, na sigla em inglês).

Saiba mais sobre as causas, tratamentos, remédios e prevenção do hipotireoidismo clicando aqui.

Publicidade

Comentários

  1. By Reinaldo

  2. By vera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *