IPVA RS 2013 Detran: consulta

Os motoristas do Rio Grande do Sul já podem ficar atentos a algo que não tem como ser evitado: o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cuja versão 2013 já pode ser quitada.

E como estamos falando de um imposto cobrado estadualmente, cada Estado tem autonomia para cobrar um valor diferente, sendo que alguns possuem taxas mais brandas, que custam de 1 a 2% do valor do veículo, enquanto outros cobram até 4%. As alíquotas no imposto permanecem inalteradas no estado. Proprietários de automóveis e caminhonetes pagam 3% sobre o valor venal dos veículos. Os donos de motocicleta, 2%, e de caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e caminhonetes para locação, 1%.

Aqueles que não pagarem o IPVA não poderão ser multados, mas também não poderão realizar a transferência do carro em uma futura venda. E ao atrasar o pagamento, haverá uma multa de 20% sobre o valor total, acrescida de outra, de 1% ao mês. Portanto, é fundamental que você, motorista do Rio Grande do Sul, mantenha o pagamento do mesmo em dia.

Como pagar o IPVA 2013 RS?

O pagamento do IPVA do Rio Grande do Sul em 2013 poderá ser realizado diretamente nos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.

Qual o calendário do IPVA RS 2013?

No Rio Grande do Sul, o calendário do IPVA 2013 é o seguinte:

Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre o IPVA 2013 do Rio Grande do Sul e queira obter mais informações, acesse o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.