Dica: como economizar combustível

Mesmo sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o Brasil sempre teve o preço de seus combustíveis caríssimos, fazendo com que sua população sofresse sempre que precisasse abastecer seus veículos.

Com isso, nada mais apropriado que fazermos o máximo possível para economizarmos na hora do abastecimento, certo? Sendo assim, abaixo vão algumas dicas para aqueles que querem gastar o mínimo possível com combustível.

Dicas para economizar combustível (álcool e gasolina)

Janelas fechadas: Estudos indicam que o uso do ar condicionado é mais eficaz do que deixar o vidro aberto, especialmente trafegando em velocidade mais alta, devido a resistência do ar no veículo. De qualquer modo, é bom fazer alguns testes, já que o ar condicionado provoca um aumento de 20% no consumo de combustível.

Dispositivos elétricos: Faróis auxiliares, limpadores de para-brisa, ar condicionado, entre outros devem ser utilizados apenas pelo tempo necessário. Esses dispositivos elétricos podem provocar um aumento de consumo de até 25%, se forem utilizados sem limitações.

Trânsito: Sempre que possível, evite horários de pico e verifique se existem caminhos alternativos, com menos congestionamento, para chegar ao seu destino. Manter a velocidade do veículo constante ajuda a economizar combustível.

Ponto morto na descida: Descidas não devem ser feitas em ponto morto. O certo é descer engrenado e sem acelerar. Assim, o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor evitando qualquer consumo. Ao usar o ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta.

Excesso de peso: O aumento do peso, aumenta a resistência com o ar e, consequentemente, o consumo. Bagageiros de teto, por exemplo, podem ser retirados quando não estiverem sendo usados.

Troca de marchas: Quando marchas mais baixas são usadas em alta velocidade e vice-versa, o motor consome mais combustível. Seguir as orientações do manual do veículo é uma boa dica para ter conhecimento da velocidade ideal para as trocas de marcha.

Pneus calibrados: A pressão baixa nos pneus provoca aumento do consumo, além de desgastar o carro. O mesmo acontece se o veículo estiver desalinhado.

Acessórios: Aerofólios, spoilers e outros aparatos aerodinâmicos não testados pelo fabricante também aumentam a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível.

Manutenção do carro: Cheque regularmente e substituia o que for necessário. Um motor desregulado provoca aumento de consumo, além de desgaste prematuro do veículo. Usar óleo correto e procurar sempre assistência técnica autorizada ajudam na boa manutenção.

Não aqueça o motor: Se o tempo estiver frio, um rápido aquecimento, de até 30 segundos, já é suficiente para seguir com o carro. Evite grandes acelerações ou alto regime de rotação, que aumentam o gasto de gasolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.