IPVA Bahia 2013 Detran: consulta

Os motoristas baianos já podem efetuar o pagamento do IPVA 2013 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e assim poderem dirigir pelas estradas da Bahia sem maiores preocupações.

De acordo com a Sefaz, os automóveis apresentaram uma redução de 9,6%; caminhões têm queda de 5,3%; e os ônibus e micro-ônibus registram queda média de 6,1%. A diminuição, aponta o órgão, ocorreu em função do aumento da venda de veículos novos, que puxou os preços dos automóveis usados para baixo.

As alíquotas no estado são de 3% para automóveis e utilitários movidos a diesel, 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis, 1,5% para embarcações e aeronaves e 1% para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem, tratores, motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais.

Aqueles que não pagarem o IPVA nem sempre serão multados, mas também não poderão realizar a transferência do carro em uma futura venda. E ao atrasar o pagamento, haverá uma multa de 20% sobre o valor total, acrescida de outra, de 1% ao mês. Portanto, é fundamental que você mantenha o pagamento do mesmo em dia.

Como pagar o IPVA 2013 do RS?

O pagamento do IPVA da Bahia poderá ser feito com desconto de 10% se realizado em cota única até 28 de fevereiro de 2013. Existe a opção de pagar com 5% de abatimento, caso o contribuinte opte por quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Os proprietários poderão também optar por parcelar o imposto em três vezes. O vencimento da primeira cota para os veículos de final de placa um será no dia 18 de março e placa dois, dia 19 de março, informa a Sefaz. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam.

Qual o calendário do IPVA RS 2013?

Na Bahia, o calendário do IPVA 2013 é o seguinte:

Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre o IPVA 2013 RS e queira obter mais informações, acesse o site site da Secretaria de Estado da Fazenda – http://www.sefaz.ba.gov.br/.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *