Fotos de tapetes de Corpus Christi e o significado do feriado

Anualmente, sempre no mês de junho, temos o feriado de Corpus Christi. É uma data religiosa, onde temos várias comemorações religiosas, procissões e os famosíssimos tapetes coloridos e enfeitados, que são feitos em inúmeras cidades do Brasil.

Mas mesmo com tudo isso ocorrendo em todos os anos, muitas pessoas não sabem o significado da data e nem a sua relação com a religião católica.

Qual o significado de Corpus Christi?

Corpus Christi significa, em latim, “corpo de cristo”. Já o feriado, é celebrado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo de Pentecostes. Este, por sua vez, é celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A data ocorre sempre em uma quinta-feira, em alusão à quinta-feira santa, quando, durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem dua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue.

Durante o dia, há missas, celebrações e as procissões, que, geralmente, são feitas por cima dos tapetes coloridos e enfeitados.

Tapetes de Corpus Christi

A tradição de enfeitar as ruas com os tapetes coloridos surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. Eles são feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores e folhas, e possuem ilustrações de cunho religioso e pertinens à data de Corpus Christi. E é pelo trajeto de onde ficam os tapetes que a procissão comemorativa ao corpo de Jesus Cristo passará.

Fotos dos tapetes de Corpus Christi pelo Brasil

Abaixo você confere várias fotos dos tapetes de Corpus Christi por diversas cidades do Brasil:

Publicidade

Comentários

  1. By everton gonçalves silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *