Endometriose – o que é, tratamento, sintomas e remédios

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina. Sendo que nos últimos anos, é uma das que mais cresce entre as mulheres.

Quais as causas da endometriose?

As causas da endometriose ainda não foram plenamente definidas.A principal teoria é que, durante a menstruação, células do endométrio, o revestimento interno do útero, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen (cavidade peritoneal). Já outras evidências sugerem ser uma doença genética, enquanto outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa.

Como prevenir a endometriose?

A prevenção da endometriose não existe para as mulheres em seus anos reprodutivos, mas aquelas que usam anticoncepcionais orais para o controle da gestação tem uma menor incidência da doença.

Quais os sintomas da endometriose?

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, dor pélvica/abdominal à relação sexual, dor “no intestino” na época das menstruações ou ainda uma mistura desses sintomas.

Qual o tratamendo da endometriose?

O tratamento da endometriose depende da idade da paciente, da extensão da doença, da severidade dos sintomas, da duração da infertilidade e dos planos reprodutivos do casal. Os tratamentos incluem desde a observação em pacientes assintomáticos e não desejosas de gestação, uso de analgésicos para a dor moderada, a interrupção dos ciclos menstruais com ACO usados de modo continuo por 6-12 meses, progesterona de uso diário ou depósito, medicamentos que inibem o funcionamento dos ovários e os tratamentos cirúrgicos que destroem o tecido endometrial, removendo todas as lesões e restaurando a anatomia pélvica tanto quanto possível.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *