Dicas de como parar de fumar

Parar de fumar é um dos maiores desafios para os fumantes. Mas será que o ato de deixar o cigarro é algo impossível?

Difícil analisar o quão difícil é, mas por mais que não seja fácil, sempre há maneiras de tornar o processo menos complicado. Sendo assim, abaixo vão algumas dicas para parar de fumar. Destaque para a alimentação e para as atividades físicas, que são primordiais para o êxito nesse momento.

Dicas para parar de fumar

Comece com um dia marcado de véspera

Marque uma data de véspera. Um dia antes, fume o último cigarro e de desfaça de todos que tiver, assim como de isqueiros e cinzeiros A orientação é do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Alimentação

Você sentirá mais fome quando cessar com os cigarros. Então, para manter a forma, tire tudo que for muito calórico de sua dispensa, como doces, biscoitos e chocolates. Priorize alimentos diets e faça petiscos de alimentos saudáveis, como uva, morango, jabuticaba e amora; frutas cortadas em cubinhos (pera, maçã, mamão); e hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura, nabo, erva-doce fresca, rabanete e tomate).

Faça duas refeições e três lanches por dia, alimentando-se a cada três horas. Ter horários fixos para as refeições irá ajudar à evitar o ganho de peso.

Inclua proteínas na sua dieta. Ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar; shake proteico e fatias de peito de peru no lanche. As proteínas aceleram o metabolismo e reduzem a vontade de comer compulsivo. Pães e massas, principalmente os integrais, em porções moderadas, também são recomendados. O carboidrato ajuda a manter o equilíbrio emocional. Reduza o consumo de gorduras.

Bebidas

Pare de ingerir bebidas alcoólicas. Elas, junto com o café, trazem a vontade de fumar à tona. Já a água é bastante benéfica. A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é liberada pela urina. E, com o estômago cheio de líquido, você sente menos fome. Beba água a cada hora e sempre que vier a vontade de fumar.

Exercícios físicos

Fazer alguma atividade física queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar, reduzindo a vontade de acender um cigarro. Para quem não faz nenhum tipo de atividade física, comece caminhando. Se já faz, aumente a carga de exercícios.

Mude sua rotina

Fazer um novo curso ou iniciar uma atividade nova e prazerosa ajuda a suprir a falta do cigarro.

Seja persistente

A vontade de fumar dura no máximo cinco minutos, afirmam os especialistas do Inca.Assim, quando ela aparecer, faça coisas como chupar gelo, escovar os dentes. Ocupar as mãos com um elástico, fazer palavras cruzadas ou acessar a internet, também ajudam

Peça ajuda

Caso esteja com dificuldades extremas para manter essa rotina, saiba que o SUS possui vários programas que oferecem tratamento gratuito para você parar de fumar. Informe-se pelo Disque Saúde: 136.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *