Dica: como limpar monitor LCD – limpeza de tela de computador


Cada vez mais presentes junto aos computadores dos usuários em geral, os monitores LCD são mais sensíveis que os antigos CRTs. Logo, é bom saber como efetuar a limpeza desses monitores para não acabar estragando o aparelho.

Que produtos usar para limpar monitor LCD?

Para limpar a tela do monitor LCD você deverá utilizar utensílios macios para efetuar a limpeza, como algodão, panos de microfibras e pincéis, além de produtos especializados. Nunca use nada químico como detergente, desinfetante ou qualquer outro que tenha acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias pode causar danos ao monitor, como o desbotamento das cores ou mesmo a destruição de pixels . Toalhas de papel, papel higiênico, lenços de papel e camisetas também devem ser evitados, pois poderão arranhar a tela.

Como limpar a tela do monitor LCD?

Antes de tudo, desligue o monitor para que você consiga observar melhor a sujeira na tela. Depois fique atento aos tipos delas.

– Poeira: um pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.
– Sujeiras sólidas: use um pincel.
– Manchas de dedos e gordura: produtos específicos para limpezas de telas desse tipo, que são facilmente encontrados em lojas de informática. Água pode ser utilizada, mas recomenda-se também o uso de substâncias antiestática. Lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor. Use o spray no pano e só depois passe-o na tela. Não se esqueça também de remover os excessos do líquido.
– Pingos e respingos de líquidos: pano ou algodão seco, pois caso sequem, poderão deformar a tela.

Só volte a ligar o monitor quando ele estiver completamente seco.

Como limpar a borda e o restante do Monitor LCD?

As bordas e a “carcaça” de monitores LCD são feitas de um material resistente. Portanto, você pode esfregá-los com certa força, mas sempre com atenção para não atingir a tela.

Caso ainda tenha alguma dúvida, assista o vídeo abaixo:

Depois de limpo, seu monitor LCD terá outra aparência e você ainda evitará que ele tenha problemas no futuro.

Um comentário em “Dica: como limpar monitor LCD – limpeza de tela de computador”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.