Dica: Receita de peru de natal


O natal está chegando e a ceia é o momento mais aguardado da noite. E para realizá-la da melhor maneira possível, o ideal é que seja preparado um peru de natal bem saboroso.

São inúmeras as receitas de peru de natal que podem ser encontradas pela internet ou mesmo em livros especializados, mas separamos uma que poderá fazer a diferença na sua ceia.

Receita de peru de natal

Ingredientes:

8 colheres de sopa de Azeite de oliva
1 embalagem de Bacon Sadia
3 Cebolas grandes picadas
300 gramas de Azeitona verde picadas
1 1/2 xícara de chá de Ameixa seca preta picadas
1 xícara de chá de Queijo Parmesão ralado
1 Pimenta dedo-de-moça picada
4 xícaras de chá de Farinha de Mandioca
1 maço de Cheiro-verde picado
Sal a gosto

Modo de preparo:

Para o peru

– Descongele o peru de acordo com as instruções da embalagem e separe o saquinho com os miúdos.
– Preaqueça o forno em temperatura média alta (210 ºC).
– Numa panela com água e sal, cozinhe os miúdos e desfie a carne do pescoço. Corte o fígado, o coração e a moela em pedaços pequenos. Junte todos os miúdos e reserve.
– Numa assadeira grande, coloque o peru, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por aproximadamente por 2 horas.
– Retire o papel-alumínio, besunte o peru a cada 30 minutos com a margarina e continue assando até o termômetro pular (cerca de 2 horas e 20 minutos). Se a assadeira secar, acrescente 1 xícara (chá) de água.

Para a farofa:

– Numa panela, aqueça o azeite e frite o bacon até ele liberar toda a gordura. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta dedo-de-moça, a farinha de mandioca, o cheiro-verde, o sal e os miúdos. Misture bem.
– Transfira o peru para a travessa em que for servi-lo e retire os palitos e o barbante das asas e das coxas.

Para o molho:

Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, acrescente o espumante e misture bem, raspando o fundo com uma espátula. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, acomode em uma molheira e sirva em seguida acompanhando o peru.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *